quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Parece, mas não é: Restart é acusado de plágio

O fenômeno colorido que aterrissou no Brasil na forma da banda Restart  ganha novas texturas neste fim de semana com a presença do All Time Low, banda norte-americana formada em 2003 e responsável por parte da inspiração de Pe Lu e Pe Lanza – respectivamente guitarrista e vocalista da Restart. 

Confira o vídeo do protesto dos fãs:




“Grupos como o All Time Low mudaram a nossa visão musical em alguns aspectos e nos mostraram novas formas de composição e de pensar o rock”, diz Pe Lu.
Mais do que a influência estética e sonora, um video que vaga pela internet aguça ainda mais essa ligação entre as bandas. De acordo com ele, o Restart  plagiou trechos de músicas do All Time Low. “Não sabia sobre esse papo de plágio”, se assusta o vocalista e guitarrista do All Time Low, Alex Gaskarth. “Mas, se roubaram nossas ideias, tudo bem, conversamos no Brasil”, diverte-se.  Alex disse que conhece poucos artistas brasileiros, mas que, pelo Twitter, recebeu de um fã o link de um clipe de uma banda. “Não sei se foi de um desses nomes  que você citou [Cine ou Restart], mas gostei bastante.”
Pe Lu responde ao vídeo postado no YouTube que acusa a Restart de ter plagiado os norte-americanos: “Quando você compõe algo, tudo o que  ouviu até ali acaba aparecendo de alguma forma. As pessoas vão achar semelhanças, pois ouvimos muito o All Time Low, assim como você acha semelhanças deles com o Blink-182 e assim por diante. Semelhança é muito diferente de plágio e nunca plagiamos ninguém!”
Semelhanças à parte, Alex prefere falar de suas maiores influências: “Quando nos comparam ao Blink -182 ou ao Green Day, nos sentimos honrados. São bandas que definiram quem somos hoje’. O show do All Time Low acontece no sábado, no Via Funchal (rua Funchal, 65, tel.: 11 3846-2300), às 22h, com ingressos entre R$ 120 e R$ 200.

“Não sabia sobre esse papo de plágio. Mas, se roubaram nossas ideias, conversamos no Brasil”
Alex Gaskarth, vocalista e guitarrista da All Time Low.

“Gostamos muito da banda [All Time Low], mas semelhança é muito diferente de plágio e nunca plagiamos ninguém!”
Pe Lu, guitarrista do Restart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário